As manhãs são um verdadeiro pesadelo para ti? Casal Garcia dá-te 7 dicas para adotares uma rotina matinal para começares o dia com mais alegria!

As manhãs podem ser as alturas mais complicadas do dia. São aquele momento em que refletimos sobre tudo o que precisamos de fazer até podermos voltar para casa ou até estarmos livres para sair com os amigos: trabalhar, estudar, arrumar…. Há quem comece a manhã logo desmotivado, só de pensar, e isso, não só afeta o seu humor, como a sua produtividade!

Se não és uma pessoa madrugadora, mas queres combater isso, hoje partilhamos contigo 7 dicas para adotares uma rotina matinal que te vai fazer começar o dia com mais alegria e positividade!

É importante ter uma rotina matinal?

Saltar da cama diretamente para o trabalho não é saudável. Para além de passares à frente a refeição mais importante do dia, ou fazê-la enquanto corres para apanhar o bus, não deixas o teu corpo e a tua mente acordarem naturalmente.

Ao teres uma rotina matinal vais conseguir começar o dia de uma forma mais tranquila, criar um equilíbrio entre o teu bem-estar físico e psicológico, evitando a fadiga e diminuindo o stress, aumentar a tua produtividade e encarar as situações com uma predisposição muito positiva.

Aquilo que fazes nos primeiros 60 minutos depois de acordar, vai determinar o teu comportamento e o teu mindset para o resto do dia.

A rotina matinal ideal para começares o dia com mais alegria

1. Deitar cedo e cedo erguer, tem mesmo de ser

Os hábitos que tens antes de te deitares influenciam a forma como vais acordar na manhã seguinte. Se te deitas tarde ou não dormes o suficiente, a manhã seguinte vai ser dolorosa. O recomendado é deitar e levantar sempre à mesma hora e dormir entre 7 a 9 horas diárias. Deixa as maratonas noturnas de Netflix ou as horas perdidas a fazer scroll no Instagram até caíres para o lado.

2. Deixa a luz entrar

Se tens dificuldades em acordar de manhã, o melhor truque que temos para te dar é deixar a persiana ou o estore com algumas frinchas abertas. Desta forma, a luz natural vai entrar suavemente no quarto, dando sinal ao teu cérebro que é hora de acordar – este irá diminuir a produção de melatonina e aumentar a produção de adrenalina. Quando o despertador tocar já não será tão difícil sair da cama.

3. Música para os teus ouvidos

Não pode faltar música na tua rotina matinal. Enquanto te preparas para sair de casa, põe uma playlist animada para começares o novo dia com uma vibe positiva. Sabias que a música diminui o stress, reduz a ansiedade e melhora a memória?

Os ritmos energéticos e acelerados da música vão fazer-te despertar e dar-te aquela garra que precisas para enfrentar o dia que aí vem. Mas tem cuidado para não acordares os vizinhos!

4. Nada que um bom pequeno-almoço não resolva

Depois de 8 horas sem comer, é normal acordares com aquele mau humor matinal. Nada que um bom pequeno-almoço não resolva! E não há desculpas para saltares este passo à frente na tua nova rotina matinal.

Se o teu tempo é reduzido de manhã e não consegues preparar esta refeição, temos duas soluções para ti: acordar 10 minutos mais cedo ou deixar preparado na noite anterior. Antes de atacares o pequeno-almoço, não te esqueças de beber um copo de água para acordares o teu corpo e prepará-lo para receber a melhor refeição do dia.

5. Faz um detox tecnológico

Não comeces o teu dia colado à tecnologia. Aquele velho hábito de pegar no telemóvel mal acordas ou navegar nas redes sociais enquanto tomas o pequeno-almoço, tem mesmo de acabar!

Usar o telemóvel assim que o dia começa vai deixar-te sob stress e, muito provavelmente, vais chegar atrasado! Faz um detox, nem que seja na primeira hora do dia.

6. Exercita o corpo (e a mente)

Incorpora o exercício físico e a meditação na tua rotina matinal. Ao início, pode parecer impossível acordar cedo para fazer exercício, mas, com o tempo, vais gostar da sensação: os dias vão parecer mais produtivos e o teu corpo irá reagir muito positivamente.

O exercício pela manhã melhora o fluxo sanguíneo e elevam os níveis de oxigénio do corpo. Com isto, vais ter energia para dar e vender!

7. Agradece e sorri

Podes associar este passo à meditação, sugerida no ponto anterior. Esquece todas as tuas preocupações por uns minutos. Faz uma lista de coisas pelo qual és grato na vida, ou de coisas positivas que te aconteceram no dia anterior, e agradece. Sabe bem apreciar as coisas boas da vida, como o teu Casal Garcia preferido.

Haja Alegria, haja Casal Garcia!

Morada. Rua da Aveleda nº2
4560-570 Penafiel | Portugal

tel. (+351) 255 718 200 | fax. (+351) 255 711 139
email. info@aveleda.pt

Newsletter