Dia 6 de novembro de 2019 celebra-se o Dia Mundial da Consciencialização do Stress. Este dia começou a celebrar-se há alguns anos, na primeira quarta-feira de novembro, devido à necessidade de consciencializar para o stress e seus malefícios, numa sociedade cada vez mais acelerada.

Todas as pessoas experienciam stress, mas cada uma delas experiencia-o de forma diferente. Da mesma forma, variadas razões e situações podem causar ansiedade e stress em níveis diferentes. Seja por causa de trabalho, família, filhos, estudos, ou muitas outras razões possíveis, é importante tentar combater o stress para evitar que se chegue a um ponto de burnout.

Por isso, aproveitamos este dia para partilhamos contigo dicas para controlar a ansiedade, relaxar e descansar a mente, com o objetivo de combater o stress. Confere!

1. Exercícios de relaxamento

Aprender a relaxar é essencial para combater o stress. Relaxar fisicamente ajuda a relaxar mentalmente e, apesar de poder não ser imediato, fazer exercícios de relaxamento físico irá ajudar-te a lidar melhor com o stress acumulado. Alguns exercícios de relaxamento são, basicamente, exercícios de respiração, que também têm uma grande influência nos níveis de nervosismo, ansiedade e stress. Um bom ponto de partida para te iniciares em exercícios de relaxamento pode ser uma aula de yoga.

2. Exercício físico

Fazer exercício físico também é uma forma de combater o stress. Ao gastares energias a correr, a andar de bicicleta ou até no ginásio, é mais fácil parar os pensamentos que te causam ansiedade. Ao mesmo tempo, vais sentir mais motivação para enfrentar os pequenos stresses do dia-a-dia, já que podes “descomprimir” mais tarde, a fazer desporto. É como diz o ditado: mente sã, corpo são.

3. Atividades de lazer

O lazer e as atividades favoritas de cada um são frequentemente ignorados em períodos mais frenéticos. Normalmente, quando deixas de fazer aquilo que gostas ficas mais ansioso e cansado, certo? Na verdade, dedicar umas horas por semana a atividades de lazer é benéfico para combater o stress. Por isso, lê o capítulo daquele livro fechado há semanas, vê o filme que tanto querias, combina um jogo com amigos, faz uma pequena viagem, ou qualquer coisa que te faça sentir bem. Mas, atenção, dedica-te apenas àquela atividade para a qual reservaste tempo, e deixa o trabalho e as preocupações fora dela.

4. Mindfulness e Meditação

Praticar meditação e mindfulness – um conjunto de técnicas que ajudam a direcionar a atenção para o que está à nossa volta, em vez de pensamentos obsessivos e descontrolados – é uma ótima forma de combater o stress a longo prazo. Requer algumas tentativas e paciência, mas todos os que as praticam são embaixadores dos seus benefícios. Diz quem as pratica que bastam 15 a 30 minutos por dia para se começar a sentir uma grande diferença. Se procuravas um presente para te oferecer, damos-te uma ideia: um livro ou uma aula de iniciação à meditação e mindfulness!

Já conheces o slow living?

5. Dia Organizado

Organizar o dia (ou semana) é muito importante para gerir e combater o stress. Com agendas desorganizadas e caóticas é mais fácil gerar-se ansiedade e situações de pressão e tensão. Compra uma agenda e começa o hábito de apontares tudo o que tens de fazer em cada dia – assim, não serás apanhado de surpresa. Acordar cedo e dormir

6. Tempo com aqueles que mais gostas

E, claro, tão importante como fazer desporto, relaxar e meditar é passar tempo com aqueles que te fazem feliz, e com os quais a vida é simples e descomplicada. Falamos de amigos, família ou parceiros. Sabes aquele jantar, café, cinema ou outro programa, que andas a adiar há meses? É agora que tem de acontecer! Se procuras um cocktail para a ocasião, confere estes 5 cocktails imperdíveis com Casal Garcia: do jantar formal ao encontro descontraído, há sempre um Casal Garcia para ti.

Quais são os teus truques para combater o stress?

Haja Alegria, Haja Casal Garcia!

Morada. Rua da Aveleda nº2
4560-570 Penafiel | Portugal

tel. (+351) 255 718 200 | fax. (+351) 255 711 139
email. info@aveleda.pt

Newsletter